Massagem Rítmica

Histórico da formação

A formação em Massagem Rítmica no Brasil teve inicio no ano de 1969 após a inauguração da Clinica Tobias, em 21 de fevereiro deste ano. Através de um pedido de Dra.Gudrun Burkhard,a Sra. Hilde Benecke, começa na Clinica seu trabalho como massagista rítmica e ,neste mesmo ano,ensina,informalmente,2 outras pessoas.

Os cursos de formação continuaram,de forma mais estruturados,até o ano de 1988,quando houve a necessidade de uma reciclagem dos profissionais já atuantes,e de uma reformulação no curso de formação.
A Dra. Gudrun, convida então a Sra Imrgard Marbach, dirigente da formação, a nível mundial, para esse trabalho.
Esse trabalho termina em 1990. A Sra. Marbach convida Márcia Marques e Jacira Skielka para a coordenação dos cursos no Brasil e 1991 foi realizada a primeira formação, seguindo a orientação da Escola Margarethe Hauschka de Terapia Artística e Massagem Rítmica em Boll-Alemanha, sob a direção de Imrgard Marbach. Em 1992 Jacira Skielka é substituida por Maja Hagemann.

A formação no Brasil foi acompanhada pela Sra. Marbach até 1997 e a cada 2 anos, por mais de uma década, as dirigentes do Brasil viajavam a Bad Boll, para trabalhar como assistentes e fazer reciclagens.

A formação do Brasil já passou por várias reestruturações e hoje ela é realizada em 3 anos,com 12 módulos de 6 dias. 48 pessoas concluíram o curso e atualmente, 12 estão em formação,3 deles provenientes da Argentina.

Asklepios-Associação de Massagem Rítmica
Criada em outubro de 2006, a associação tem a missão de apoiar e colaborar para desenvolvimento da Massagem Rítmica e da Hidroterapia, no Brasil e na America Latina. Com apoios recebidos pela Associação Beneficente Tobias e da Fundação Mahle, a Asklepios pode colaborar para a reedição do livro Massagem Rítmica, apóia com bolsas de estudo o curso de formação, em andamento, a reciclagem de profissionais e o curso de formação de formadores, com apenas 4 participantes, sendo que 3 deles já participam ativamente, como assistentes, nos módulos do curso de Massagem Rítmica.
A partir de dezembro de 2008 teve inicio, também com apoio da Asklepios, um curso de formação em Santiago-Chile, que conta hoje com 13 participantes.